Infraestrutura alavancará a cadeia de transporte em 2010, Ações de transporte e logística devem se beneficiar de 2010 de forte crescimento, A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país, Simpósio de Logística e Supply Chain Management - Promovendo para o conhecimento da população de Vitória da Conquista e Região, Agências humanitárias encaram desafio logístico no Haiti após tremor, diz ONU, G Barbosa inaugura loja em Vitória da Conquista no próximo semestre.


domingo, 10 de janeiro de 2010

Logística é um bom negócio

Por: Juliana Fontanella
Fonte: odiariomaringa
Uadson Losan - Blog Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos © 2010  

Organizar a entrega de mercadorias é trabalho de profissional e o crescimento do setor abre diferentes possibilidades


O investimento em um plano de logística eficiente é a certeza de economia para a empresa, porque significa ter armazenamento inteligente e agilidade na entrega de produtos. A localização estratégica de Maringá e o volume de mercadorias em trânsito estimulam especialistas a investir em tecnologia e modos de operação mais eficientes.
Para Tarcisio Marcelo Menezes, consultor em Logística, a região tem potencial para viver uma transformação no setor, nos próximos quatro anos, em relação ao transporte ferroviário. “O sistema não ficará restrito ao transporte de commodities (grãos, farelo, carvão ...), mas deverá atuar também no transporte de carga industrial”, afirma. Tomando-se como exemplo o transporte de óleo vegetal por caminhão, a troca do meio de transporte pode reduzir o custo em até 40%.
Além do transporte terrestre, a organização da melhor rota utilizando diferentes meios (logística intermodal), movimenta todo o setor e possibilita várias oportunidades de negócio. O produto precisa ser armazenado e, desde a saída da fábrica até o destino final, deve ser monitorado. “Neste processo há oportunidades para transportadoras, empresas de desenvolvimento de softwares, consultores e, especialmente, para as empresas de operação logística”, enfatiza.
Menezes explica que o mercado regional carece de centros de distribuição como armazéns para produtos secos e empresas de estocagem frigorífica. Nestes locais, o empresário tem como controlar seus estoques e a movimentação das mercadorias (inclusive prazos de entrega), sem ter de investir em grande estrutura para o mesmo fim.

Comentários:

Postar um comentário

Vitória da Conquista ::Uadson'Losan::
| 2010 |